quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pagar a conta certa

Com a crise instalada, nada melhor do que encarar as coisas de forma positiva e assumir outra atitude. Talvez tenhamos por um lado de tentar ser mais objectivos nos nossos gastos supérfulos, mas não deixa de ser importante confirmar todos os gastos básicos, como água, luz, telefone, etc...

Havendo a possibilidade de optar por tarifas que nos beneficiem, por vezes estamos a pagar mais porque não tivemos o tempo, ou não nos apeteceu, tentar pesquisar como é que podemos ajustar o produto que pagamos, ao real consumo que fazemos. Parece confuso?

Uma dessas oportunidades surge fazendo uma simulação no site www.edp.pt, e perceber como é que aquela continha chega bi-mensal, ou mensalmente a casa. É BASTANTE SIMPLES! Basta juntar em cada assoalhada os electrodomesticos que temos, e quando tempo os utilizamos. É possível até, ver se compensa ou não a tarifa bi-horária.

Se por exemplo o seu consumo na simulação der qualquer coisa como 100kWh (por alto), então se na factura vier cobrado 300 KWh, é porque existe a possibilidade de ainda não ter sido feita uma leitura ao contador desde que pediu a luz e por estimativa começou acima do que talvez esteja a gastar.

Nada como ver no contador as leituras e enviar um e-mail ou ligar para a edp, por vezes o técnico até pode ter vindo ao prédio fazer a leitura mas pode não ter havido ninguém para abrir a porta...

Se o valor que estamos a pagar estiver certo tudo bem, mas por vezes pode estar mais alto, e sempre se poupa uns euros!

Sem comentários:

Enviar um comentário