sábado, 5 de junho de 2010

Curiosidades

Olá vizinhos,

já alguma vez se perguntaram de onde surgiu a toponímia das ruas da nossa urbanização?

pois bem, eu questionei-me:

Abraão Zacuto Lusitano, (1575 - 1642)

Médico de ascendência judaica e notável erudito, pertencente à família de Abraão Zacuto. Zacuto Lusitano nasceu em Lisboa. Estudou humanidades no Colégio de Santo Antão (Lisboa), filosofia em Coimbra e medicina na Universidade de Siguenza (Espanha). De regresso a Portugal, estabeleceu-se como médico em Coimbra, onde viria a contactar com membros da ordem dos Jesuítas. O facto de, nessa época, os judeus e cristãos-novos sofrerem perseguições levou-o a deslocar-se para Lisboa, onde revelou grande dedicação às vítimas da peste que assolou Portugal em 1598. Ainda temendo as acções da Inquisição, retirou-se para Vila Viçosa em 1625. Viria a abandonar Portugal para se fixar em Amesterdão onde residiu até à sua morte. Aí, finalmente, desenvolveu um notável trabalho, na prática da medicina e no estudo da sua história, atraindo clientela e firmando a sua reputação. Das suas obras salientam-se De Medicorum Principium Historia (1629-1642) e De Praxi Medica Admiranda (1634).

Mestre José Vizinho,

De origem judaica, José Vizinho (também conhecido por Mestre Judeu), distinguiu-se no reinado do rei D. João II, como médico da corte, matemático e astrónomo.
Desejando aperfeiçoar o astrolábio, de modo a impulsionar a exploração do Atlântico, esteve na Guiné, acompanhado por Mestre Rodrigo, em 1495, onde realizou a primeira experiência com o astrolábio, na medição das latitudes por observação do Sol.
Mestre José Vizinho traduziu do hebraico para o latim a obra de Abraão Zacuto, Almanach Perpetuum, aperfeiçoando-o em alguns aspectos.
Crê-se que fez parte do conselho de cosmógrafos de D. João II, tendo certamente auxiliado este monarca quanto à navegação astronómica.

Sem comentários:

Enviar um comentário