terça-feira, 3 de abril de 2012

O estado a que isto chegou...


"
Autarquia gere com rigor e trabalha a pensar nas pessoas


A Amadora ocupa o 1.º lugar do ranking global dos 10 melhores municípios portugueses de grande dimensão em eficiência financeira e é, simultaneamente, o 1.º classificado como o que possui maior liquidez...numa altura em que os municípios se confrontam com grandes dificuldades financeiras, estes resultados alcançados pela Câmara Municipal da Amadora têm ainda maior significado. Decorrem de uma política de gestão criteriosa de gestão de dinheiros públicos ao serviço do desenvolvimento e apoio de projetos e ações centrais para a prossecução da estratégia global de qualificação do quadro de vida das pessoas e das empresas que aqui trabalham e vivem. Uma Câmara Municipal que gere financeiramente com rigor e que continua a trabalhar para a construção de uma cidade centrada nas pessoas, fazendo da Amadora um referencial na área da coesão e inclusão social e, simultaneamente, uma cidade preparada para ganhar os desafios da competitividade, da inovação e da modernidade.

Caros vizinhos,

também gostaríamos de congratular a nossa Câmara ( e outros organismos com responsabilidade, como a Junta de Freguesia de São Brás ou até mesmo a empresa urbanizadora URBI 2000 ), mas infelizmente a nossa Urbanização está assim...
























9 comentários:

  1. Engraçado que o(a) autor(a) culpe a CMA ou a JFSB e até o urbanizador, mas nem uma palavra para a falta de educação, civismo e urbanidade dos vizinhos que atiram lixo para o chão.

    Serão aquelas fraldas depositadas ali pelos serviços públicos ou pelos funcionários do urbanizador?

    Curiosamente este texto foi colocado na noite da véspera dos funcionários do urbanizador procederem à desmatação das ruas.
    Eu vi dois deles durante a tarde de hoje.

    Será obrigação do urbanizador manter os passeios limpos, ou da CMA/JFSB que são sustentadas pelos nossos impostos?

    Segundo informação do sr. Vitor da empresa urbanizadora, com quem conversei por duas ocasiões (e de quem fiquei com a melhor das impressões), o lote junto dos prédios da zona mais alta (que mostra nas últimas fotografias) não é propriedade do urbanizador.

    Mais um tiro ao lado, caro vizinho.

    Será culpa dessas 3 entidades que, com tantos lugares de estacionamento disponíveis, os carros sejam estacionados durante a noite à porta do prédio, no alcatrão, prejudicando a passagem automóvel?
    Ou mesmo que os passeios e ruas sejam utilizados como caixote do lixo?

    É bem visível a falta de civismo de alguns na penúltima fotografia.
    Culpa da PSP talvez, não dos donos dos automóveis.

    Sou um critico da gestão da CMA que deixou a urbanização ao abandono, mas se não fosse a empresa urbanizadora ainda estaríamos pior, muito pior.

    Se hoje a urbanização está um pouquinho melhor do que ontem, não foi a CMA que a melhorou. Os funcionários que vi não eram da CMA.

    Só tenho pena que, tendo um blog em nome da urbanização de todos nós, não se identifique e se esconda atrás de 2 letras.
    Farei o mesmo.

    Boa noite.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde vizinho.
    Este blog existe para melhorar as condições da nossa Urbanização, e estando a mesma a chegar a um estado lastimável, serviu este post para chamar a atenção do desleixo que é culpa das entidades responsáveis, e claro também dos moradores que vão pondo de parte algum brio pelo sítio onde vivem.
    Foi um bom contributo da sua parte chamar a atenção para esse facto. Obrigada.
    No entanto há várias questões que não estão aqui definidas como por exemplo: É culpa de quem não haver parque infantil? É culpa de quem não haver segunda camada de pavimento na estrada? É culpa de quem não haver nem relva, árvores plantadas no lugar do suposto parque infantil e outras pela urbanização que não são regadas?
    Fora as culpas, o interesse principal (sem sarcasmos ou tiros e essas coisas que não têm interesse nenhum)é melhorar a qualidade de vida da urbanização.
    Vou reformular, visamos o interesse da nossa urbanização, talvez se todos participarmos, deixem de vir outras pessoas de fora depositar lixos anormais nos nossos caixotes(fora deles até).
    E claro não tenho qualquer pudor em me identificar.
    O meu nome é Sónia, moro aqui no Arneiro do Cuco e com muito orgulho. Se o vizinho quiser ajudar a melhorar e tentar mandar um email para a gestão da CMA, sei lá chamar a atenção para estes problemas era óptimo, ou mesmo tentarmos reunir com o urbanizador para perceber o que pode ser feito.

    Boa tarde

    ResponderEliminar
  3. A gestão da CMA é um desastre, e só se preocupam naqueles poucos meses antes das eleições.

    Talvez com uma cartinha bem redigida e com as assinaturas da maioria dos moradores de toda a urbanização as coisas mudassem.
    Talvez...

    Hostilizar a única entidade que tem zelado (talvez menos do que devesse, é certo) pela urbanização é, na minha opinião, um erro.

    Será aceitável que seja uma empresa privada a cortar a relva, regar as árvores, reparar os passeios?
    Para mim isso é inaceitável, pois as nossas casas pagaram/pagam impostos.

    A desorganização é tanta que colocam o trânsito a circular por dentro da urbanização.

    E agora? Quem repara a estrada?
    Será a CMA que colocou um trânsito imenso a circular por dentro da urbanização ou a empresa privada que só deveria prestar contas aos seus clientes?

    Será que a tal empresa privada tem que reparar uma estrada que passou a ter 100x (estimado por mim) tráfego?
    Ou será obrigação de quem leva os nossos impostos?


    Espero que fique clara a minha posição.
    É um posição de revolta, mas contra quem recebe os nossos impostos e nem se preocupa com o mínimo de condições de manutenção da urbanização.

    Boa noite.

    ResponderEliminar
  4. Vizinho na minha opinião, apurar a responsabilidade dos problemas actuais da nossa urbanização, não é hostilizar as entidades envolvidas.

    Como apontou enquanto moradores temos de facto de tentar corrigir a questão dos lixos deixados fora dos caixotes, pois como sabemos o desleixo acaba por acontecer de forma exponencial.

    No entanto penso que não é da responsabilidade dos moradores a limpeza das ruas, e em torno dos moloks e ecopontos( lá está a questão dos impostos).Presumo que seja da responsabilidade da Câmara ou da Junta, que nesse sentido tem feito do Arneiro do Cuco o parente pobre das urbanizações do município (limpeza de ruas vi muito poucas vezes e a maioria após os casamentos realizados na quinta, a vergonha das vergonhas das dezenas de garrafas e copos pelo chão).

    Tal como o vizinho referiu, se a Câmara tomou a decisão de fazer da nossa rua principal passagem primordial, então deve aos moradores o arranjo dos passeios que os autocarros entretanto partiram, bem como deve também conjuntamente com o urbanizador participar no arranjo do tapete.

    Quanto a se é aceitável que a empresa privada deva cortar a relva, regar as árvores, e fazer o parque infantil (cuja placa ficou a anunciar ainda alguns anos, o vizinho não falou disso a propósito), a minha resposta sem qualquer dúvida é, sim.

    A empresa privada, cujos negócios são desta envergadura financeira, decidiu por sua livre vontade realizar este investimento, com o conhecimento das responsabilidades inerentes da realização ou não de proveitos. Se ainda tiver responsabilidade legal sobre a nossa urbanização, e se tiverem contempladas essas tarefas, até ao momento que a entregue à Câmara, é sua obrigação fazê-lo, não lhe chamo propriamente zelo.

    Se a empresa veio agora cortar a relva, cumpriu uma obrigação, e fê-lo com um desfasamento muito muito grande em relação à última vez que o havia feito, mas que o está a fazer (ainda faltam algumas ruas) está. Se o vizinho souber que já não é sua obrigação e se tiver essa informação, diga-nos).

    Importa que se apurem as responsabilidades. Este tema também está a ser discutido no grupo do facebook, que o vizinho pode aderir, lá todos os vizinhos participantes estão identificados - Urbanização A-da-Beja.

    Já se sabe que se ninguém fizer nada nem chamar a atenção nada acontece. Aproveita-se para se empurrar o problema para os próximos.


    Boa Noite e feliz Páscoa para todos os vizinhos e restantes visitantes

    Boa noite

    ResponderEliminar
  5. caros vizinhos ja escrevi no grupo do facebook que enviei algumas mails para a camara e ate hoje 0 respostas,eu não tenho a certeza mas foi o que me disseram,a partir do momento em que a camara começa a utilizar aquela estrada como transito regular que passa a ser uma estrada municipalizada e sendo assim a responsabilidade é deles,de qualquer forma dou a minha opiniao que deviamos fazer um abaixo assinado e entregar na camara.

    ResponderEliminar
  6. Daqui a nada vai parecer que tenho interesses na empresa urbanizadora, mas não posso deixar de responder.

    Se a rua tem centenas de vezes mais movimento que o previsto, terá que a empresa urbanizadora reparar o pavimento eternamente?

    Se um dos passeios, numa curva, está destruído por culpa dos autocarros que passaram a cruzar a urbanização, deve a empresa reparar o passeio eternamente?

    Julgo que todos os moradores pagaram IMT aquando da aquisição das casas.
    Julgo que todos os moradores pagam IMI anualmente (ou a prazo todos pagarão).

    Essas verbas vão para a CMA, não para o urbanizador.
    A meu ver, quem tem que zelar pelos espaços exteriores é a CMA.
    São eles a quem pago.

    Vou até fazer uma pergunta polémica:
    Como pode ser reparada a avenida principal com aquele trânsito todo a circular e com as obras efectuadas no interior da aldeia?
    Tenho muitas dúvidas que se consiga fazer a reparação da rua, graças à opção da CMA.
    Duvido que os autocarros passem na rua mais alta.

    Em relação ao parque infantil, desconheço a quem pertence a obrigação.
    Se compete à empresa, deve fazê-lo, claro.
    No entanto tenho receio que atraia visitas menos desejáveis à urbanização.

    Como nota de rodapé, tenho um familiar que passou por isso no vizinho concelho de Sintra e os apartamentos desvalorizaram bastante, pois houve gente de outros lados - gente pouco recomendável - que passou a fazer uso do parque de dia e de noite.
    Depois dos primeiros meses nunca mais ninguém da zona usou o parque infantil que lhes pertencia e ainda viram o ambiente familiar mudar por completo.

    Cada opinião vale o que vale, mas preocupa-me mais a limpeza das ruas e passeios, a segurança das crianças que passaram a morar numa rua com imenso movimento, e a manutenção de caixotes do lixo, passeios e estradas.

    boa noite

    (Agradeço que coloquem o link do facebook. Obrigado)

    ResponderEliminar
  7. concordo com o vizinho e somos da mesma opiniao,quem deve reparar o pavimento é a camara,ja pensei tambem como seria se aquela estrada tivesse fechada,por onde iriam circular os carros??? acho que se deve fazer algo de muito forte para a camara fazer algo como pavimentar,limpar e colocar umas passadeiras.

    ResponderEliminar
  8. olá vizinhos,

    o endereço do facebook já havia sido colocado anteriormente:

    http://a-da-beja.blogspot.pt/2010/11/da-beja-no-facebook.html

    ResponderEliminar
  9. Olá vizinhos!Como já devem ter reparado,a urbanização foi limpa.Foi feita pressão na câmara para tal acontecer.Mas são necessárias mais coisas...se todos nos unirmos e continuarmos a lutar...talvez consigamos ter uma urbanização limpa,arranjada e com boas infrastruturas...

    ResponderEliminar